“Os desígnios de Deus são insondáveis”…
Há dois, quase três anos, surgiu a ideia de se construir uma Ermida na Engrade – local de veraneio desde tempos imemoriais – na freguesia da Piedade (Ponta da Ilha).
A seguir à ideia veio a concretização do projecto: terreno doado por alguém da freguesia que pretende o anonimato; contactos com entidades oficiais e Pároco da freguesia; elaboração dos estatutos constitutivos da que se achou por bem designar: Associação dos Amigos da Engrade (21 de Janeiro de 2011); projectar a Ermida.
Tudo isto levou o seu tempo, mas agora já se dão os primeiros passos para a concretização da obra.
Muitos avanços e recuos se sucederam, mas pacientemente foi-se percorrendo um trajecto, sempre recebendo a boa vontade e carinho das entidades oficiais: Delegação da Secretaria de Equipamentos e Camara Municipal das Lajes que não regatearam o seu apoio técnico na elaboração da “planta da Ermida” e na concretização de outros apoios logísticos.
O grupo de associados é nesta fase reduzido, mas com o avançar da obra, estamos certos, há-de crescer e a Associação conhecerá outra dinâmica, uma vez concretizada esta pequena mas que para o lugar da Engrade já é a maior obra comunitária que alguma vez ali se construiu, porque é a única.
Nesta altura em que a igreja católica vive numa expetante promessa de renovação e abertura com a eleição do novo Papa Francisco I, talvez estes pequeninos “gestos” sirvam também de incentivo – quiçá? - para uma renovada vivência cristã, dentro dum espirito de partilha comunitária.
Não se espere grandes eventos, mas qual marco da fé no tempo de antanho, veja-se esta modesta iniciativa cristã, como um humilde contributo para se cimentar a fraternidade e solidariedade comunitária entre os cristãos (veraneantes e residentes) da estância de veraneio da Engrade e de todos os que por aqui passam e apreciam esta amena e saudável vida bucólica em volta das Adegas com seus vinhedos, figueiras e da abundante fauna marítima da nossa paradisíaca beira-costa, onde pontificam as Baías da Engrade, do Céu d’Abrão, do Areal e do Portinho Velho…
Aí está o início da concretização de um sonho: a construção da Ermida da Engrade tendo como patrono o Beato João Paulo II.
Feliz Páscoa.
Voltar para Crónicas e Artigos |